INOVAÇÃO E O MERCADO DE CERVEJA ARTESANAL FLUMINENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol37n112.6330

Palavras-chave:

Coworking, Cerveja Artesanal Cigana, Inovação

Resumo

Os sistemas de coworking são espaços que oferecem flexibilidadeparaseususuárioscomrelaçãoaoscustos,e,porisso,seusprincipais atores são freelancers ou/e startups. As cervejarias ciganas, cervejarias sem fábricas que produzem no espaço da outra cervejaria, podem ser consideradas um modelo coworking. Os coworking cervejeiros fluminenses criam relações de parceria para produzir sua cerveja artesanal. Este trabalho procurou identificar a contribuição das cervejarias artesanais para a teoria da inovação cooperativa e do mercado cervejeiro. Para isso, utilizaram-se pesquisas bibliográfica, documental e entrevistas em profundidade com análises qualitativas. Foram pesquisadas 154 microcervejarias fluminenses. Observou-se que a inovação cooperativa nos coworking cervejeiros possibilita que pequenas empresas desenvolvam seu produto e ingressem no mercado, assim como a introdução de novas parcerias promove o fortalecimento da disseminação das cervejas artesanais entre os consumidores do estado do Rio de Janeiro.

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Biografia do Autor

Elisa Priori, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mestre em Administração na Universidade Federal Fluminense (UFF), com financiamento da CAPES - Bolsista
Especialista em Negócios Digitais pela UNIRITTER. Graduada em Comunicação Social - Relações
Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem como interesse de pesquisa os temas: economia compartilhada, sistemas de coworking, cerveja artesanal, cerveja artesanal cigana, inovação, redes de inovação, comportamento do consumidor, cultura e consumo, mídias e consumo, marketing de experiência.

Prof. Dr. Carlyle Tadeu Falcão de Oliveira, UERJ / PPGAd - UFF

Doutor em Administração pela Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação
Getúlio Vargas - EBAPE/FGV. Professor adjunto da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade
do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da
Universidade Federal Fluminense – UFF.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Priori de Deus, E., & Falcão de Oliveira, P. D. C. T. (2021). INOVAÇÃO E O MERCADO DE CERVEJA ARTESANAL FLUMINENSE. Gestão & Regionalidade, 37(112). https://doi.org/10.13037/gr.vol37n112.6330