TEMPO DE MARCAS LÍQUIDAS: UM ESTUDO SOBRE O VALOR DAS PRINCIPAIS MARCAS GLOBAIS
Palabras clave:
Valor da marca. Valor das Empresas. Ativos intangíveisResumen
Vivemos tempos líquidos em que as construções do século XX dão lugar a novos conceitos econômicos. Os ativos intangíveis apresentam crescimento na composição do valor das empresas e a marca constitui-se em importante componente destes ativos, representando um elo entre empresas e clientes. Realizou-se pesquisa com o objetivo de analisar o comportamento das marcas mais valiosas do mundo de 2001 a 2018 e identificar se os conceitos de “liquidificação” propostos por Bauman podem ser empregados à marca. Utilizou-se o Ranking de valor das marcas da Interbrand e constatou-se que houve flutuações na posição, valor monetário das marcas além do surgimento de novas marcas. 25.15% das marcas estiveram em todos os anos, 51% das marcas presentes em 2001 estavam também em 2018, mas nenhuma das 171 marcas que constituíram os diferentes rankings anuais sustentaram suas posições no período. Resultados conduzem a discussão de que vivemos tempos de marcas líquidas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).