O PERFIL DO EMPREENDEDOR E AS PRÁTICAS EMPRESARIAIS ASSOCIADAS À OFERTA DE CRÉDITO COMERCIAL INFORMAL
Palabras clave:
Crédito Informal, Percepção de Risco, Micro e Pequenas Empresas.Resumen
A economia informal é importante para as economias emergentes e, mesmo assim, é negligenciada pela literatura financeira, especialmente pesquisas que analisam operações de crédito feitas informalmente no mercado varejista, prática essa bastante utilizada pelas micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras. Assim, esse estudo tem como objetivo analisar a gestão da oferta de crédito comercial informal (CCI) em MPEs, com destaque para o perfil do empresário e as práticas empresariais associadas à sua adoção. Os resultados mostraram que a oferta de CCI é utilizado por quase 80% das empresas pesquisadas; que 43,5% delas não conseguiriam sobreviver sem sua adoção; e que, em mais de 60% das empresas que o utiliza, pelo menos, 20% do seu faturamento é obtido por meio da oferta de CCI. Observou-se também que a escolaridade do empresário, o faturamento da empresa e os custos relacionados às ações de cobranças estão associados à concessão do CCI e ao risco percebido pelo empresário na operação.
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