EMPREENDEDORISMO SOCIAL EM REDES INTERORGANIZACIONAIS: O FLUXO MIMÉTRICO COMO ABSORÇÃO ADAPTATIVA NA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA O EMPODERAMENTO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.6632Palabras clave:
Empreendedorismo, Redes de relacionamento, Fluxo mimético, Competências, Empoderamento socialResumen
Este estudo tem como objetivo analisar as ações implementadas no empreendedorismo social em redes com a utilização do fluxo mimético no processo de formação de competências pessoais e sociais para empoderamento da comunidade. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, a pesquisa de campo foi realizada com a utilização de entrevistas semiestruradas junto ao diretor do I.F.P., a representante da Ecovila Portuguesa (Tamera) e os membros da comunidade. Os resultados da pesquisa apontam que a atuação do empreendedor social em redes está vinculada aos espaços e contextos de aprendizagem, à liderança coletiva promotora de comportamentos decorrentes do estímulo para absorção do fluxo mimético junto aos membros da comunidade. Ao final do estudo são apresentadas três proposições para futuras pesquisas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).