PRAZER E SOFRIMENTO DE TRABALHADORES DE UMA REDE DE RESORTS: Contribuições da Psicodinâmica do Trabalho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol38n115.7114

Palabras clave:

Prazer e Sofrimento, Trabalhador, Psicodinâmica do Trabalho, Gestão de Pessoas, Resort.

Resumen

Objetivou-se neste artigo analisar as vivências de prazer e sofrimento de trabalhadores de uma rede de resorts. Empregou-se uma abordagem qualitativa, tendo como base os subsídios teóricos da Psicodinâmica do Trabalho, de modo a orientar as discussões entre a subjetividade do trabalhador e a organização. A partir da análise de nove entrevistas semiestruturadas e os núcleos de sentido emanentes delas, foi possível verificar como a organização do trabalho impacta nas vivências de sofrimento e prazer dos funcionários da rede de resorts. Os resultados indicam que a empresa se estrutura com um sistema de vigilância contínua, pouca autonomia aos funcionários, falta de privacidade, e um distanciamento entre o prescrito e o real do trabalho, o que aumenta muito a rotatividade organizacional. O trabalho possibilita ao mesmo tempo vivências de prazer, caracterizadas pelo reconhecimento, desenvolvimento pessoal, elogios dos clientes e uso da infraestrutura do resort.

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Biografía del autor/a

Felipe Cardoso D'Araujo Martins, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Turismo pela Universidade Federal Fluminense (2016 - 2018) com ênfase em gestão hoteleira. Bacharel em Turismo pela UFF (2009 - 2013). Atuou como bolsista de extensão (PROEX), bolsista de iniciação cientifica (PIBIC) e estagiário interno (UFF) em projetos de pesquisa nas áreas de turismo e meio ambiente e turismo de base comunitária. Tem experiência com pesquisas e consultorias em unidades de conservação e outros atrativos turísticos. Trabalhou também no mercado hoteleiro e em cargos de gestão e planejamento de empresas privadas.

Carolina Lescura de Carvalho Castro Volta, Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Turismo.

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2009) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2013). Atuou como professora efetiva nos cursos de bacharelado em Turismo e Superior de Tecnologia em Hotelaria na Universidade Federal Fluminense no período de 2010 a 2017. De 2015 a 2018 atuou como professora do curso de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando no curso de bacharelado em Turismo. É revisora de periódicos na área do Turismo e da Administração. Tem especialidade na área de Empresas Familiares e Gestão de Pessoas. Além das áreas de maior especialidade, tem interesse e atuação em Marketing, Eventos e Estudos Organizacionais.

Eduardo Silva Sant'Anna, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Hotelaria pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é graduando em Turismo pela referida instituição. É integrante do Grupo de Pesquisa "Turismo, gestão e territórios", atuando no projeto de pesquisa "Relações entre turismo, trabalho e territórios na contemporaneidade brasileira: caracterização do mercado de trabalho do setor turístico do estado do Rio de Janeiro". Temas de interesse: trabalhadores do turismo; teoria das representações sociais; saúde mental relacionada ao trabalho; e psicodinâmica do trabalho.

Publicado

2022-09-01

Cómo citar

Martins, F. C. D., Volta, C. L. de C. C., & Sant'Anna, E. S. (2022). PRAZER E SOFRIMENTO DE TRABALHADORES DE UMA REDE DE RESORTS: Contribuições da Psicodinâmica do Trabalho. Gestão & Regionalidade, 38(115). https://doi.org/10.13037/gr.vol38n115.7114