ANÁLISE DA INOVAÇÃO NO SEGMENTO DA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA: Uma aplicação do radar da inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol38n115.7568

Palavras-chave:

Inovação, Radar da Inovação, Indústria de cerâmica vermelha

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar o grau de inovação organizacional das indústrias de cerâmica da cidade de Itajá/RN. A pesquisa se configurou como uma abordagem exploratória e descritiva, no qual, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com os gestores de oito empresas do segmento, estas foram analisadas quanto as treze dimensões do Radar da Inovação. Os resultados obtidos apontam para a inexistência da realização de grandes inovações nessas empresas nos últimos anos; sendo as medidas adotadas de caráter pontual e não sistemáticas, visando apenas a correção e otimização de funções administrativas e operacionais. Apesar disso, as conclusões indicam que é possível verificar o quanto as indústrias de cerâmica estão aplicando algumas ações necessárias para se manterem competitivas no mercado, por meio das poucas medidas implantadas por cada uma delas.

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Biografia do Autor

Wanderson Breno Cabral da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ipanguaçu/RN (2017). Atualmente é discente da Universidade Federal Rural do Semi Árido, Mossoró/RN, no curso de Administração.

Ana Maria Magalhães Correia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Administração pela PUC/PR

Professora de Administração da Universidade Federal da Paraíba - UFPB Campus IV Litoral Norte

Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCAE

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas - DCSA

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

Cabral da Silva, W. B. ., & Magalhães Correia, A. M. (2022). ANÁLISE DA INOVAÇÃO NO SEGMENTO DA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA: Uma aplicação do radar da inovação. Gestão & Regionalidade, 38(115). https://doi.org/10.13037/gr.vol38n115.7568