UMA PROPOSIÇÃO DE COMPOSTO DE MARKETING PARA MICROCRÉDITO, UTILIZANDO DADOS DE PESQUISA JUNTO A MICROEMPREENDEDORES DE MAIS BAIXA RENDA: UM RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol24n69.86Resumen
Este estudo apresenta o delineamento de um composto de marketing do microcrédito para população de mais baixa renda, a partir de uma proposição de planejamento subsidiado por dados da pesquisa de marketing. Para isso, utilizou-se a experiência do Banco do Povo – Crédito Solidário, a partir das ocorrências com sua linha de crédito para a população de mais baixa renda, com aporte de recursos da Comunidade Européia. O esforço de delineamento desse composto para o microcrédito buscou interiorizar a essência subjetiva do processo de decisão da sua “tomada”. Este entendimento foi desenvolvido com base nos depoimentos dos microempreendedores investigados por meio de estudo exploratório – grupos focais e entrevistas em profundidade. O resultado sugere que o delineamento do composto de marketing deve levar em consideração os fatores de estímulo à demanda do primeiro crédito e da sua renovação. Assim, a combinação de vários aspectos: flexibilização das exigências, postura do agente de crédito, taxa de juros baixa, prestação acessível, resultados auferidos com o primeiro crédito e necessidades individuais e familiares atendidas são inputs essenciais ao delineamento do composto de marketing do microcrédito. Palavras-chave: microcrédito, composto de marketing, microempreendedores.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Prearo, L. C., Campomar, M. C., & Romeiro, M. do C. (2009). UMA PROPOSIÇÃO DE COMPOSTO DE MARKETING PARA MICROCRÉDITO, UTILIZANDO DADOS DE PESQUISA JUNTO A MICROEMPREENDEDORES DE MAIS BAIXA RENDA: UM RELATO DE CASO. Gestão & Regionalidade, 24(69). https://doi.org/10.13037/gr.vol24n69.86
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).