PRÁTICAS E DESAFIOS DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NA GRADUAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol26n78.892Resumen
O objetivo neste artigo é analisar as práticas e desafios do ensino do empreendedorismo na graduação na ótica dos docentes. Isso foi feito mediante um estudo do caso de uma instituição federal de ensino superior, em que foram entrevistados professores do bacharelado em Administração. Os resultados sugerem ausência de suporte institucional na concepção, promoção e integração do ensino do empreendedorismo, que se resume a uma disciplina obrigatória na matriz curricular, a ações pontuais de alguns docentes relacionadas à necessidade de uma postura pró-ativa face às incertezas ambientais. Conclui-se que o caso analisado exemplifica um quadro mais amplo de formação superior que ainda ignora muito do que se passa fora dos muros da universidade. Isso é, em parte, positivo, pela perspectiva de formação comprometida com ideais maiores do que os do capitalismo, mas também constitui um problema no que se refere à inclusão de profissionais no competitivo mercado de trabalho.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-01-04
Cómo citar
de Souza, Ângela M., & Saraiva, L. A. S. (2011). PRÁTICAS E DESAFIOS DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NA GRADUAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Gestão & Regionalidade, 26(78). https://doi.org/10.13037/gr.vol26n78.892
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).