VISÃO BASEADA EM RECURSOS: UM ESTUDO NO CLUSTER DE ELETROELETRÔNICOS DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol35n106.5119Resumen
Clusters possuem peculiaridades próprias que impulsionam a vantagem competitiva de seus integrantes. Partindo desse pressuposto, este estudo tem objetiva identificar os principais recursos do Cluster de Eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí e avaliar o potencial competitivo de cada recurso para as empresas do Cluster. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, que utiliza um estudo de caso por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. Como resultado principal tem-se a identificação dos recursos que geram vantagem competitiva com característica sustentável para o Cluster, os quais são: (i) conhecimento técnico no desenvolvimento de projetos para editais de fomento e (ii) rede de relacionamentos. A principal limitação do estudo diz respeito ao fato de as constatações e as análises não sejam generalizáveis. Do ponto de vista teórico, o estudo contribui para a literatura sobre competitividade em clusters, o qual não há registro de uma análise utilizando o Modelo VRIO.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).