Avaliação de Produtividade em Serviços de Saúde Pública: Estudos de Casos sobre Desempenho Econômico
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol27n81.1381Resumo
A gestão de serviços de saúde é complexa, pois cada unidade possui características e necessidades específicas, além das variáveis regionais. Assim, a mensuração de desempenho dessas instituições é importante para os gestores entenderem e melhorarem a eficiência da unidade. O presente estudo teve como objetivo a investigação das características de operações de serviços e de informações que afetam a implantação de um sistema de avaliação de desempenho econômico em unidades básicas de saúde (UBSs). Dessa forma, foi realizado estudo de casos múltiplos em três UBSs localizadas em Ribeirão Preto, baseado no modelo de avaliação de desempenho Gecon. Concluiu-se que os modelos de gestão adotados por estas unidades não contemplam um sistema de avaliação de desempenho, em virtude das dificuldades de sua implantação, como características das unidades; estilo de operações; informações geradas e gerenciadas; ineficiência no sistema de informação de saúde disponível; e, ainda, inexistência de políticas de desempenho voltadas para gestão, por exemplo.
Palavras-chave: gestão da saúde; avaliação de desempenho econômico; saúde pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).