Pós-Graduação em Contabilidade - Um Estudo Comparativo Em Cinco Países
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol28n82.1399Resumo
A literatura aponta uma carência de professores na área de Contabilidade. E, para alguns autores, essa carência está relacionada ao alto preço a se pagar para realização de uma pós-graduação na área. Assim,este estudo tem como objetivo mapear algumas características de programas de pós-graduação em Contabilidade nas universidades situadas em países cujo idioma oficial é a língua inglesa. Esta pesquisa é descritiva, teórica-conceitual, qualitativa, e possui lógica indutiva. Principais resultados: nos Estados Unidos, 71% dos programas analisados solicitam de seus candidatos conhecimentos em contabilidade, finanças, economia, tributos, estatística e matemática; 75% das universidades Australiana requerem o TOEFL, 20% requerem o GPA enquanto 10% requerem o GMAT; 88% das instituições que ofertam mestrados em contabilidade têm como foco melhorar a qualificação profissional dos contadores; na Austrália, 30% dos programas têm a duração de 18 meses, já 66% dos programas no Canadá e 50% da Nova Zelândia possuem período máximo de dois anos para o término; além disso, 82% das universidades exigem uma quantidade entre quatro e nove disciplinas obrigatórias, dentre outros resultados. Conclui-se que os cursos de mestrado oferecidos nos Estados Unidos e Reino Unido são relativamente mais exigentes em relação aos requisitos de formação do mestre em Contabilidade.
Palavras-chave: mestrado em contabilidade; programa de pós-graduação; características dos programas; avaliação de programas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).