COMPETÊNCIAS VOLTADAS À SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA EXPORTADORA

Autores

  • Ana Carolina Vilela de Carvalho Universidade Estadual de Londrina UEL
  • Silvio Roberto Stefano PPGADM Mestrado Profissional em Administração Unicentro Universidade Estadual de Londrina UEL
  • Luciano Munck Universidade Estadual de Londrina UEL

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol31n91.2278

Resumo

A discussão sobre a sustentabilidade é uma realidade em organizações públicas e privadas, e iniciaram-se reflexões e questionamentos sobre sua forma de responsabilidade e gestão. Este artigo objetivou identificar as competências encontradas nos gestores de nível tático, que podem auxiliar no desenvolvimento de práticas sustentáveis em uma indústria alimentícia multinacional. A pesquisa foi realizada junto a gestores, coordenadores e analistas da organização. Foram realizadas entrevistas com dois coordenadores e dois analistas, além de ter sido aplicado um questionário para autoavaliação dos gerentes e coordenadores no que se refere às competências voltadas à sustentabilidade. De um total de dezoito funcionários com cargos de gerência e coordenação, treze responderam aos questionários. Os resultados geraram contribuições de caráter teórico e prático ao refletir sobre as competências e entregas voltadas à sustentabilidade dos gestores de nível tático. Percebe-se que a sustentabilidade pode encontrar na gestão por competências um apoio à conscientização organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Vilela de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina UEL

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e pela Middlesex University de Londres - Dupla Graduação (2003). Atualmente é coordenadora de recursos humanos - Vilela, Vilela & Cia Ltda.

Silvio Roberto Stefano, PPGADM Mestrado Profissional em Administração Unicentro Universidade Estadual de Londrina UEL

Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (2008), Mestrado em Administração pela PPGA UEM/UEL (2002), Especialista em Ensino e Especialista em Relações Pública Empresariais UEL. Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina UEL (1994). Atuou na docência na UEL, UNOPAR e Faculdades Novo Ateneu de Guarapuava. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração PPGA UEL. Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO - PPGADM. Pesquisador PqC. Coordenador Pós-Graduação MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão Pública Municipal UAB CAPES. Diretor de Desenvolvimento Univesitário da UNICENTRO. Conselheiro do CEPE. Tem experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Estratégia e organizações, Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária.

Luciano Munck, Universidade Estadual de Londrina UEL

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2005), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor Adjunto D da Universidade Estadual de Londrina - UEL/Pr. Tem experiência na área de Administração, com ênfase nas inter-relações das temáticas Gestão, Competências e Sustentabilidade. Desenvolve estudos e pesquisas envolvendo: alinhamento estratégico, gestão da sustentabilidade nas organizacões, aprendizagem e gestão por competências. Pesquisador do PPGA-UEL. Atualmente coordena o MBA em Gestão de Pessoas e é líder do Grupo de Pesquisa Competências, Gestão e Sustentabilidade vinculados ao Departamento de Administração da UEL. Desenvolve pesquisas com publicações em periódicos e anais científicos como IJESD, RAM, RAUSP e ENANPAD. Desenvolve consultorias e treinamentos na área de gestão por competências. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária.

Downloads

Publicado

2015-03-27

Como Citar

de Carvalho, A. C. V., Stefano, S. R., & Munck, L. (2015). COMPETÊNCIAS VOLTADAS À SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA EXPORTADORA. Gestão & Regionalidade, 31(91). https://doi.org/10.13037/gr.vol31n91.2278