INTEGRAÇÃO ENTRE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO EM MONTADORAS AUTOMOBILÍSTICAS.

Autores

  • Gilnei Luiz de Moura Universidade Federal de Santa Maria
  • Adalberto Américo Fischmann Universidade de São Paulo.
  • Andressa Hennig Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Laércio André Gassen Balsan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol30n89.2593

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar a ligação entre P&D e planejamento estratégico, como também examinar sua integração e complementaridade por meio dos processos decisórios e alinhamentos estratégicos. Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada com executivos do alto escalão de sete montadoras automobilísticas. Os resultados apontam a importância da participação da alta direção no processo decisório de P&D e da autonomia nas decisões do pessoal de P&D em suas áreas de atuação e no levantamento dos problemas a serem discutidos e analisados. Existem correlações entre Planejamento Estratégico e P&D das montadoras, baseadas na relação da missão, visão e valores com quatro estratégias tecnológicas. Como conclusão constatou-se que existe progresso na aproximação dos gestores de inovação com os responsáveis pelo processo de planejamento estratégico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilnei Luiz de Moura, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração pela Escola de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor Adjunto Nível 2 da Universidade Federal de Santa Maria.

Adalberto Américo Fischmann, Universidade de São Paulo.

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo; e pós-doutoramento na Manchester Business School - UK. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo.

Andressa Hennig Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Laércio André Gassen Balsan, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2014-09-26

Como Citar

Moura, G. L. de, Fischmann, A. A., Silva, A. H., & Balsan, L. A. G. (2014). INTEGRAÇÃO ENTRE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO EM MONTADORAS AUTOMOBILÍSTICAS. Gestão & Regionalidade, 30(89). https://doi.org/10.13037/gr.vol30n89.2593