Práticas de gestão do conhecimento em micro e pequenas empresas de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol32n94.2698Resumo
Este estudo buscou identificar as práticas de gestão do conhecimento adotadas por micro e pequenas empresas (MPE) de Sergipe, no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa, envolvendo cinco empreendimentos instalados no polo de confecção de Itabaianinha (SE). O método de pesquisa escolhido para o desenvolvimento desse trabalho foi o estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados por meio do roteiro de entrevista e estas, por sua vez, foram gravadas, transcritas e ponderadas mediante a técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados indicaram que os bate-papos com clientes, representantes, fornecedores e concorrentes, as reuniões com empresários, a participação em cursos e treinamentos, como também o monitoramento do mercado são as principais práticas de gestão de conhecimento utilizadas pelas MPE que participaram do estudo. Além disso, observou-se que essas práticas auxiliam no gerenciamento, criação, disseminação e registro do conhecimento existente na organização, contribuindo para uma gestão mais duradoura e criação de valor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).