Produtividade e inovação: reflexão teórica no cenário industrial

Autores

  • Jefferson Lopes La Falce Universidade FUMEC
  • Cristiana Fernandes De Muylder Universidade FUMEC
  • Maria Aparecida Barbosa Lima-Toivanen VTT- Technical Research Center of Finland

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol32n96.2781

Resumo

Este artigo analisa conceitos e estudos acerca dos temas produtividade, formas de mensuração e sua relação como tema inovação por meio de um ensaio teórico. A partir do estudo realizado pretendeu-se avançar na discussão de relação entre o indicador de produtividade que pode ser considerado um indicador para indústria e países participantes da Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD). Pode-se verificar que os indicadores de produtividade mudaram ao longo dos anos, sendo inicialmente envolvidos fatores tangíveis e, gradualmente, passaram a ser utilizados fatores intangíveis. Embora ocorra divergência entre pesquisadores sobre quais os melhores e mais apropriados indicadores de produtividade, verificou-se que a adoção de modelos de mensuração deve ser aplicada ao ambiente estudado. Como contribuição do ensaio teórico, apontou-se relação entre produtividade e inovação, indicando que inovação afeta produtividade, embora os impactos não tenham forma ainda de mensuração testada. Sugere-se, a partir do artigo, a elaboração de modelo de mensuração que relacione impacto da inovação na produtividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Lopes La Falce, Universidade FUMEC

Doutor em Administração pela FUMEC-MG. Mestre em administração pela Faculdade Novos Horizontes, especializado em Gestão Estratégica de Marketing pela UFMG e graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Atualmente é consultor de Planejamento atuando no CEFET/MG, Professor dos Cursos Presenciais de MBA em gestão de negócios e gestão de pessoas na universidade FUMEC, professor dos cursos de EAD de Pós Graduação em Recursos Humanos da FUMEC e Professor de Empreendedorismo e pesquisa em administração na UNA

Cristiana Fernandes De Muylder, Universidade FUMEC

Professora e pesquisadora do PPGA - Programa de Pós-graudação em Administração e do Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Doutora em Economia Aplicada (UFV - 2004), Mestre em Economia Rural (UFV - 2001), Especialista em Sistemas de Informação e Planejamento estratégico (PUCMinas - 1994) e Graduação em Ciência da Computação (PUCMinas - 1992). Bolsista de produtividade Pesquisador Mineiro - FAPEMIG 2013.

Maria Aparecida Barbosa Lima-Toivanen, VTT- Technical Research Center of Finland

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é senior scientist no Departamento de Organizacões, Redes e Sistemas de Inovacao da VTT- Technical Research Center of Finland, na Finlândia. Desde 2005 na Finlândia, tem trabalhado em universidades, Lappeenranta University of Technology e Aalto School of Economics, e com o Ministério de Educacão e Cultura em projetos relacionados ao ambiente de negócios, inovacão, desenvolvimento sustentável e Tecnologias de informacao e comunicacao para o desenvolvimento social, integrando Finlândia e Brasil e Europa e América Latina em diversos projetos.

Downloads

Publicado

2016-11-10

Como Citar

La Falce, J. L., De Muylder, C. F., & Lima-Toivanen, M. A. B. (2016). Produtividade e inovação: reflexão teórica no cenário industrial. Gestão & Regionalidade, 32(96). https://doi.org/10.13037/gr.vol32n96.2781