MODELO DE GESTÃO E GOVERNANÇA EM REDES COOPERADAS INTERORGANIZACIONAIS NO POLO TECNOLÓGICO DE FLORIANÓPOLIS NO ARRANJO PROMOTOR DE INOVAÇÃO EM NANOTECNOLOGIA – API-NANO

Autores

  • Carlos Roberto De Rolt Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Bier Aparecida Clerilei Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Peña Tiago Garcia Francisco Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.4797

Resumo

Este artigo é caracterizado pelo estudo de modelos de gestão e governança de redes interorganizacionais. Foi desenvolvido sob o objetivo principal de se propor um modelo de gestão e governança para o Arranjo Promotor de Inovação em Nanotecnologia de Florianópolis. Esta proposição foi baseada em uma metodologia cuja a abordagem qualitativa e quantitativa é suportada a partir da coleta de dados junto a agentes formadores da rede de nanotecnologia de Florianópolis e com gestores de redes internacionalmente reconhecidas. Além da proposta de modelo de gestão e governança a pesquisa apontou achados que, para este caso, confirmam os conceitos teóricos elencados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto De Rolt, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983), graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1984), especialização em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1986), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atuou como analista de sistemas e suporte da Telesc S. A. e Codesc S. A. Participou da construção e desenvolvimento de um centro de pesquisas cientificas e desenvolvimento tecnológico ? CERTI onde assumiu os cargos de superintendente industrial e administrativo, gerenciando uma incubadora de empresas. Empreendeu duas empresas de base tecnológica, a Directa Automação LTDA, onde desenvolveu software e hardware para sistemas de execução da manufatura, controle de qualidade e comando numérico distribuído, e a BRy S. A. - onde atuou no desenvolvimento de plataformas criptográficas para a segurança do documento eletrônico em aplicações computacionais. Na administração pública foi Secretário da Receita do Município de Florianópolis (2006) a Secretaria de Governo (2009) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Município de Florianópolis (2012). É professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), coordenador do LabGES - Laboratório de Tecnologias de Gestão do CCA-UDESC onde atua em pesquisas nas áreas de tecnologias de gestão de empresas em redes dinâmicas, protocolização digital, segurança da informação, documentos eletrônicos, assinatura digital e infraestrutura de chaves públicas . Em 2013 coordenou o desenvolvimento de um modelo de gestão para cluster de inovação na áreas de nanotecnologia no polo tecnológico de Florianópolis. Realizou o posdoc em 2014 na UNIBO - Universidade di Bologna em um projeto que objetiva desenvolver os aspectos organizacionais e de segurança da informação em comunidades virtuais de sistemas WBAN e-health e mobile crowdsensing na gestão cooperada e participativa de cidades inteligentes.

Bier Aparecida Clerilei, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Clerilei Aparecida Bier é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná(1983), Doutora em Direito pela Universidad Complutense de Madrid(1990), Pós Doutora pela Faculty of Business - University of Technology, Sydney (2007) e Pós Doutora pela Faculdad de Derecho de La Universidad de Barcelona (2014). Atualmente é professora titular do Centro de Ciências da Administração e Sócio-Econômicas - ESAG da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.Atua na área de Administração, Direito e Ciências Políticas, com ênfase no estudo das Relações de Trabalho, Gestão Estratégica das Organizações do Terceiro Setor, Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Projetos, Práticas Emancipatórias e Cidadania, Relações de Poder Estado e Sociedade.

Peña Tiago Garcia Francisco, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Francisco Peña é administrador especialista em gestão de projetos com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e graduado pela UDESC/ESAG. Possui conhecimento e experiência em gestão de projetos com base nas melhores práticas do PMI e modelos ágeis SCRUM. Como gerente de projetos atuou em diversos projetos de diferentes áreas e tamanhos, onde destacam-se os projetos de TI e P&D. Trabalhou como gerente de projetos do Instituto Stela onde gerenciou projetos de desenvolvimento de sistemas de governo eletrônico, P&D, gestão do conhecimento e projetos de novos produtos e modelos de negócio (canvas / custmer development). Como consultor de projetos da GECONS elaborou projetos para captação de recursos em áreas da cultura, esporte e tecnologia. Como gerente de projetos do convênio entre PMF/UDESC/ESAG atuou na implantação do escritório de projetos para elaboração de projetos para captação de recursos públicos. Academicamente atua como pesquisador dos grupos de pesquisa Sapientia - UDESC/ESAG e LabGes - UDESC/ESAG.

Downloads

Publicado

2019-05-24

Como Citar

De Rolt, C. R., Clerilei, B. A., & Francisco, P. T. G. (2019). MODELO DE GESTÃO E GOVERNANÇA EM REDES COOPERADAS INTERORGANIZACIONAIS NO POLO TECNOLÓGICO DE FLORIANÓPOLIS NO ARRANJO PROMOTOR DE INOVAÇÃO EM NANOTECNOLOGIA – API-NANO. Gestão & Regionalidade, 35(104). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.4797