DESEMPENHO DO COMÉRCIO BRASILEIRO DE SOJA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE INDICADORES DE COMPETITIVIDADE REVELADA (2000-2019) E DO MÉTODO CONSTANTE MARKET-SHARE (2000-2013)

Autores

Palavras-chave:

Competitividade. Soja. Constant Market-Share. China.

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar as fontes de desempenho das exportações brasileiras de soja por meio do método Constant Market Share (CMS) no período (2000- 2013). Esta análise teve como base metodológica o método Constant Market-Share em três períodos: 2000 a 2003 (período I), 2004 a 2008 (período II) e 2009 a 2013 (período III). Os resultados mostraram o efeito crescimento do comércio mundial como decisivo para o comportamento das exportações da soja do Brasil e das regiões, enquanto o efeito destino teve força negativa em quase todos os períodos analisados. O efeito destino China positivo, por sua vez, contribuiu para amenizar o resultado negativo do efeito destino total. Por fim, o efeito competitividade foi negativo para o desempenho das vendas apenas para a região Sul no período I, demonstrando que a soja vem ganhando notoriedade competitiva nos mercados.

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Biografia do Autor

FRANCISCO LAERCIO, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Economista pela Universidade Federal do Ceará (UFC)/ Especialização em Economia e Gestão em Saúde (UFC)/ Mestrado em Economia Rural (UFC). Atualmente professor do curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Maria Cristina Pereira de Melo, Universidade Federal do Ceará (UFC)/Professora do Departamento de Teoria Econômica

Pós-doutor em Economia pela Universidade de Paris I - Pantheon, Sorbonne, Pós-doutor em Economia pela Université de Paris XIII, doutor em Sciences Economiques pela Université de Paris VIII. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Região Indústria e Competitividade - RIC (UFC/CNPq).

Francisca Diana Ferreira Viana, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2003), mestrado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (2006) e Doutorado em Economia (2010) pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Professora do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto e do Programa de Mestrado em Economia Aplicada do Departamento de Ciências Econômica e Gerenciais (DECEG/UFOP)

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Publicado

2021-01-13

Como Citar

BRAGA, F. L. P. B., Melo, M. C. P. de, & VIANA, S. V. (2021). DESEMPENHO DO COMÉRCIO BRASILEIRO DE SOJA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE INDICADORES DE COMPETITIVIDADE REVELADA (2000-2019) E DO MÉTODO CONSTANTE MARKET-SHARE (2000-2013). Gestão & Regionalidade, 37(110). Recuperado de https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/5803