RESPONSABILIDADE AMBIENTAL CORPORATIVA: um panorama das publicações internacionais para a identificação de temáticas emergentes

Autores

  • Pablo Marlon Medeiros da Silva Universidade Potiguar.
  • Ahiram Brunni Cartaxo de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN) e Universidade Potiguar (UNP, RN). http://orcid.org/0000-0001-5952-953X
  • Herica Kalianny Lopes Figueiredo Rocha Universidade Federal Rural do Semiárido.
  • Walid Abbas El-Aouar Universidade Potiguar. http://orcid.org/0000-0003-4033-7655
  • Sueldo Lopes Câmara Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN) e Universidade Potiguar (UNP, RN).

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.5820

Resumo

O objetivo desse estudo foi fazer um levantamento bibliométrico acerca das publicações sobre a Responsabilidade Ambiental no contexto organizacional no período de 2008 a 2017 utilizando-se da base de dados Scopus. A metodologia utilizou-se a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, adotando-se a bibliometria como técnica de coleta para o levantamento de publicações na área da Administração entre os periódicos indexados à plataforma Scopus. Os resultados da busca apontaram para um número de 71 artigos, constatando-se uma crescente nos registros de publicações a partir de 2013. Os Gaps de pesquisa identificados estão sobre o compromisso social e ambiental que empresas mundiais têm com seus fornecedores das economias em países emergentes e a possibilidade de examinar a responsabilidade ambiental corporativa além de suas fronteiras, como em alianças estratégicas, arranjos produtivos, dentre outros. Portanto, o artigo traz importantes contribuições para a disseminação do conhecimento sobre o tema, levantando temáticas emergentes que fomentarão pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Marlon Medeiros da Silva, Universidade Potiguar.

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Potiguar.

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN) e Universidade Potiguar (UNP, RN).

Doutorando em Administração e Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UNP, RN), especialista em Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA, RN) e em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, RN). Graduado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP, RN). Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN).

Herica Kalianny Lopes Figueiredo Rocha, Universidade Federal Rural do Semiárido.

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal Rural do Semiárido. Graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Walid Abbas El-Aouar, Universidade Potiguar.

Doutor, Mestre e Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Sueldo Lopes Câmara Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN) e Universidade Potiguar (UNP, RN).

Mestre em Administração pela Universidade Potiguar e graduado em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi­árido.

Downloads

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Silva, P. M. M. da, Castro, A. B. C. de, Rocha, H. K. L. F., El-Aouar, W. A., & Câmara Júnior, S. L. (2020). RESPONSABILIDADE AMBIENTAL CORPORATIVA: um panorama das publicações internacionais para a identificação de temáticas emergentes. Gestão & Regionalidade, 36(109). https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.5820