Resiliência regional: um estudo bibliométrico a partir da Web of Science

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol37n111.6093

Palavras-chave:

Resiliência Regional, Resiliência Regional Econômica, Bibliometria

Resumo

Este estudo apresenta o estado da arte e itinerários temáticos percorridos acerca resiliência sob enfoque regional. Utilizou-se o método bibliométrico a partir da base de dados indexada na Web of Science sem recorte temporal, a priori. Para análise da produção levantada foi utilizado o programa CiteSpace. Abordou-se a resiliência regional sob variados campos de estudo por meio de 129 artigos. Posteriormente, mediante 67 artigos, abordou-se a resiliência regional sob as perspectivas da economia, gestão, planejamento e desenvolvimento. Uma vez que tratar de resiliência pressupõe ocorrência de um choque, constatou-se que os estudos voltados ao âmbito regional do fenômeno possuem como referência o choque econômico-financeiro de 2008-2009. Embora dispersa entre periódicos com publicações isoladas, a produção acadêmica tem sido conduzida com maior robusteza especificamente por um periódico. A análise de conteúdo da produção levantada revelou a inovação como a variável mais recorrentemente utilizada por regiões para contornar os impactos de choques.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Newton da Silva Miranda Júnior, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Administração (UnB), Mestre em Economia (UnB), Especialista em Gestão Pública (UCDB) e Bacharel em Administração (UnB). Atualmente exerce o cargo de Administrador na Administração Pública Federal.

Valmir Emil Hoffmann, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Administração (Universidad de Zaragoza), Mestre em Administração (UFSC), Bacharel em Ciências Econômicas (UNIVALI). Professor Titular do Departamento de Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atuação no PPG em Contabilidade na UFSC e no PPG em Administração na UnB.

 

Publicado

2021-05-13

Como Citar

Miranda Júnior, N. da S., & Hoffmann, V. E. (2021). Resiliência regional: um estudo bibliométrico a partir da Web of Science. Gestão & Regionalidade, 37(111). https://doi.org/10.13037/gr.vol37n111.6093

Edição

Seção

Artigos