REGIONALIDADE EM ADMINISTRAÇÃO: Como O Construto Está Difundido No Ensino Superior Brasileiro?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248326

Palavras-chave:

Regionalidade, Ensino, Administração

Resumo

Os cursos de Administração no Brasil devem, conforme Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), incluir conteúdos de formação básica e complementar alinhados com as perspectivas históricas e regionais. O objetivo deste estudo foi analisar a regionalidade enquanto construto presente nos cursos de Administração a nível de graduação pelas universidades públicas do país. Através da análise de conteúdo, foram analisadas ementas de cursos de administração que alcançaram conceito máximo no ENADE, mapeando regionalidade a partir das palavras-chave: “região”, “regionalidade”, “regional” e “regionalismo”. Embora o escopo do trabalho não alcance aprofundamentos vivenciados no cotidiano da sala de aula ou formas diversas de se interpretar a regionalidade, com a presença do construto regionalidade em apenas 45% dos projetos pedagógicos pesquisados, 35% das disciplinas obrigatórias e 30% das optativas, infere-se não existir ampla difusão e implementação da regionalidade, evidenciando a distância para adequação, tratamento e valorização ao ambiente de aprendizagem da região.

Palavras-chave: Regionalidade. Ensino. Administração

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Biografia do Autor

Murilo Alves Santos, Federal University of Uberlândia Uberlândia- MG - Brasil

Msc. Murilo Alves Santos

mualvesan@yahoo.com.br

Faculdade de Gestão e Negócios –FAGEN

Universidade Federal de Uberlândia –UFU/

Bloco 1F / Sala 216 - Campus Santa Mônica / Telefone: (34) 3239-4132

Av. João Naves de Ávila, 2121–CEP 38400-902 –Uberlândia (MG) –Brasil

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2501-716X

Cursa atualmente o Doutorado em Gestão Organizacional e Regionalidade na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, onde se graduou bacharel em Administração (2011) e mestre em Gestão Financeira e Controladoria (2016). Atualmente é Gerente de Processos e Projetos de Crédito no Banco Triangulo S/A. Mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro e atuação com ênfase em Administração Financeira, focado nos seguintes temas: finanças empresariais, análise financeira, gestão de pessoas, indicadores e processos.

Nathália Cristine Schiavinati, Federal University of Uberlândia Uberlândia- MG - Brasil

Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal - UNESP.
Mestranda em Administração pela FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia.

Valdir Valadão Júnior, Federal University of Uberlândia Uberlândia- MG - Brasil

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia, atua na Graduação em Administração e no Programa de Pós-graduação em Administração (Acadêmico e Profissional), revisa artigos em várias revistas, dentre as quais, Revista Contextus, Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Revista de Administração de Empresas, Cadernos Ebape.BR, congressos da Anpad, Semead e CBEO, é Membro do Conselho Editorial da Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis) . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, sustentabilidade, gestão em organizações do terceiro setor, ensino em administração e competências.

Vinícius Silva, Federal University of Uberlândia

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, na linha de Finanças (2013). Mestre em Administração pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Finanças e Controladoria (2008). Especialista em Administração Estratégica de Negócios pela União Educacional de Minas Gerais (2006). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Experiência profissional como professor, consultor e gestor. Atualmente é professor Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2009) na área de Finanças. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da FAGEN/UFU, na Linha de Gestão Organizacional e Regionalidade. Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (PPGGO) da FAGEN/UFU, na Linha de Gestão Pública. Participante do grupo de pesquisa Finanças e Refines. Integrante dos núcleos de pesquisa NePFin (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Finanças) e Match. Áreas de interesse: Finanças Internacionais e Regionalidade, Finanças Esportivas, Finanças Públicas e Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação.

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Alves Santos, M., Schiavinati, N. C., Machado Valadão Júnior, V., & Silva Pereira, V. (2024). REGIONALIDADE EM ADMINISTRAÇÃO: Como O Construto Está Difundido No Ensino Superior Brasileiro?. Gestão & Regionalidade, 40, e20248326. https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248326