AMBIENTE INSTITUCIONAL E O DESENVOLVIMENTO DAS REDES DE FRANQUIAS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248428

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional, Ambiente Institucional, Interiorização, Redes de Franquias

Resumo

O objetivo desse estudo é identificar quais dimensões do ambiente institucional estão relacionadas à presença de redes de franquias na Região Norte do Brasil. Para atingir esse objetivo, foram utilizados dados da ABF - Associação Brasileira de Franchising - contemplando 129 cidades da região envolvida, e dados do ambiente institucional, disponibilizados pelo IBGE. A mensuração dos dados estatísticos foi realizada com a técnica de análise de regressão múltipla e análise multivariada. Os resultados confirmaram as três hipóteses do estudo, sendo possível concluir que quanto melhores os indicadores relacionados à demografia, situação econômica e recursos humanos, maior será a atratividade das redes de franquias para os mercados da Região Norte. Espera-se, com este estudo, contribuir para o enriquecimento da teoria do ambiente institucional voltada à expansão dos negócios e para a difusão da teoria de expansão geográfica para a Região Norte do Brasil, com foco no modelo de redes de franquias.

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Biografia do Autor

Claudinei da Rosa, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Paulista

Mestre em Administração pela Universidade Paulista

São Paulo/SP

Pedro Lucas de Resende Melo, Programa de P´ós-Graduação em Administração da Universidade Paulista

Doutor em Administração pela FEA/USP

Prof. Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Paulista

Prof. Departamento de Administração de Empresas da PUC/SP

Especialidade: Redes de Franquias, Estratégia, Empreendedorismo e Negócios Internacionais.

São Paulo/SP

 

Diego Barbosa Garcia, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Paulista

Mestre em Administração pela Universidade Paulista

São Paulo/SP

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

Rosa, C. da, Melo, P. L. de R., & Garcia, D. B. (2024). AMBIENTE INSTITUCIONAL E O DESENVOLVIMENTO DAS REDES DE FRANQUIAS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL. Gestão & Regionalidade, 40, e20248428. https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248428