BALANCED SCORECARD NA GESTÃO COMERCIAL DE UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248619Palavras-chave:
Balanced Scorecard, Tomada de Decisão, Departamento ComercialResumo
Para manterem-se no mercado, as organizações precisam se adequar as mudanças que ocorrem no meio corporativo, dispondo de mecanismos que possibilitem boa gestão, como é o caso do Balanced Scorecard. Assim, o objetivo do estudo consiste em analisar como os indicadores Balanced Scorecard podem auxiliar os gestores do departamento comercial nas tomadas de decisões em uma empresa do ramo de telecomunicações e para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, quantitativa, mediante um levantamento com 102 gestores do departamento comercial de todas as filiais da empresa e os dados tratados por meio da estatística descritiva e análise fatorial confirmatória. Os resultados apontam que, mediante os indicadores das quatro perspectivas do BSC, é possível realizar análises mais concretas, identificação de causa raiz, a partir das três perspectivas elencadas: processos internos, clientes/aprendizagem e renovação e financeira, possibilitando a criação de planos de ações eficazes para tomadas de decisões mais assertivas no departamento comercial.
Downloads
Referências
ABRINT. Crescimento das Prestadoras de Telecomunicações de Pequeno Porte (PPPs). Disponível em: http://www.abrint.com.br/sala-de-imprensa/abrint-aponta-que-demanda-por-ppps-cresce-47-durante-a-pandemias. Acesso em: 10 ago. 2021.
ALVES, C. E. A.; LIMA, R. R. S.; MADEIRA, R. F. Telecomunicações e inclusão digital. 2018.
BRASIL, Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997. Emenda Constitucional nº 8, de 1995. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9472.htm. Acesso em: 18 ago. de 2021.
CEPA, C. A. As expectativas do consumidor na distribuição de produtos por e-commerce B2C. 2019. 104f. Tese (Doutorado) – Estudos de Gestão, Universidade do Minho – Escola de Economia e Gestão, Braga, 2019.
CONTIC. Desempenho do Setor de Telecomunicações, 2020. Disponível em: https://www.contic.org.br/wp-content/uploads/2021/05/desempenho-do-setor-de-telecom-2020.pdf. Acesso em: 18 ago. 2021.
COSTA, E. C. C. M; MIRANDA, L. C. O Balanced Scorecard como uma ferramenta de gestão estratégica: estudo de caso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 9., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo: ABC, 2002.
CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Penso Editora, 2021.
CZINKOTA, M. R. Marketing: as melhores práticas. São Paulo: Bookman, 2001.
DA SILVA, A. R.; CALLADO, A. A. C.; CALLADO, A. L. C. Análise das relações entre o uso de indicadores de desempenho e fatores contingenciais de empresas do setor da construção civil. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2016.
DA SILVA, J. C. R.; LEITE, A. A. V.; ZARDO, C. R.; BIANCHET, T. D. S. A. Análise comercial e estratégica no departamento de vendas em uma distribuidora. Anais Centro de Ciências Sociais Aplicadas/ISSN 2526-8570, v. 5, n. 1, p. 77-99, 2018.
DA SILVA, L. C.; O Balanced Scorecard e o processo estratégico. Caderno de Pesquisas em Administração, v. 10, n. 4, p. 61-73, 2003.
FAGUNDES, E.; WIGGERS, H. M.; INNOCENTI, R. M.; PETRI, S. M. Contribuições Decorrentes da Implementação do BSC para o Alcance dos Objetivos Estratégicos: Um Estudo de Caso. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 8, n. 3, p. 137-151, 2018.
FARIAS, R. A. S.; PETRI, S. M. Desenvolvimento do Balanced Scorecard em uma Empresa de Consultoria Tributária. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 6, n. 1, p. 44-67, 2016.
FREUND, J. E. Estatística Aplicada: Economia, Administração e Contabilidade. Bookman Editora, 2009.
GALINDO, A. G. Balanced Scorecard como sistema de alinhamento e controle estratégico da gestão. Anais II Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia–SEGET. Resende, p. 57-71, 2005.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.
GOMES, E. S.; OLIVEIRA, J.; VALE, J. A.; NAKAZAKI, M. E.; COSTA, R. O.; NETO, T. D. Aplicação da metodologia de gestão à vista para monitoramento e controle dos indicadores de performance de uma empresa de duas rodas do Polo Industrial de Manaus. 2019.
HAIR JR., J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
HERRERO FILHO, E. Balanced Scorecard e a gestão estratégica: uma abordagem prática. Alta Books Editora, 2019.
IDC. Previsões da IDC Brasil para 2021 apontam que mercado de TIC crescerá 7%. Disponível em: https://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prLA47452221. Acesso em: 10 ago. 2021.
KAPLAN, R. S. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Gulf Professional Publishing, 2000.
MATOS, J.; NAKANO, J.; FROTA, C.; NASCIMENTO, W. A gestão estratégica de vendas como ferramenta de sucesso ao processo de produção: um estudo de caso. In: XII Congresso Nacional de Excelência em Gestão. 2016.
MATOS, D. A. S.; RODRIGUES, E. C. Análise fatorial. 2019.
NASCIMENTO, S.; BORTOLUZZI, S. C.; DUTRA, A.; ENSSLIN, S. R. Mapeamento dos indicadores de desempenho organizacional em pesquisas da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo no período de 2000 a 2008. Revista de Administração (São Paulo), v. 46, p. 373-391, 2011.
PATON, C.; MASTELARI, D. A.; NOGUEIRA, J. A.; TEIXEIRA, S. A.; MARTINS, V. F.; VEIGA, W. F. O uso do “Balanced Scorecard” como um sistema de gestão estratégica. UNOPAR - Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, Londrina, v. 1, n. 1, p. 173-186, mar., 2000.
RODRIGUES, D. Alinhamento interno de estratégias emergentes: um estudo de caso em operadora de telecomunicações. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
SANDES, A. S. T.; LOOS, M. J. Implementação de uma rotina de acompanhamento de indicadores de performance como base para a tomada de decisão. Exacta, v. 17, n. 2, p. 1-16, 2019.
TELECO. Privatizações e Produtividade I: Setor de Telecom. Disponível em: https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialprivprod1/pagina_4.asp. Acesso em: 18 ago. 2021
TERRIBILLI FILHO, A. Indicadores de gerenciamento de projetos: monitoração contínua. M. Books, 2021.
TORMENA, M. D. G. O Balanced Scorecard e o processo de gestão: um estudo de caso em uma empresa moageira de Antônio Prado - RS. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Flávia Jayne Oliveira Bessa, José Shirley do Nascimento Pessoa, Geison Calyo Varela de Melo, Edivaldo Rabelo de Menezes (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).