Drivers e barreiras à implementação da Agenda 2030 em uma universidade estadual paranaense (Brasil): desenvolvimento regional e sustentável em perspectiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20249366

Palavras-chave:

desenvolvimento regional, agenda 2030, instituição de ensino superior

Resumo

A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável chama a atenção para oportunidades de aprendizagem ao longo de seu processo de implementação. Nesse cenário, estão as instituições de ensino superior (IES). Como elas estão agindo para sua implementação é uma questão em aberto. Partindo de tal perspectiva, o objetivo do presente trabalho é compreender a percepção da gestão da Unioeste quanto aos drivers e barreiras na implementação da Agenda 2030 na instituição. Este estudo de caso único de abordagem qualitativa utilizou-se de análise de conteúdo a partir de entrevistas semiestruturadas com quatorze gestores em função de liderança na IES. Como resultado, identificaram-se dez drivers e quatorze barreiras. Na prática, esta pesquisa poderá apoiar a tomada de decisão no que toca à gestão da sustentabilidade na Universidade. Conclui-se que os estudos não se esgotam, uma vez que ainda existe a necessidade de expansão de pesquisas acerca da temática.

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Biografia do Autor

Gabriela Daiana Christ, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Campus Toledo, PR, Brasil

Doutoranda e Mestra (2022) em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus Toledo, Paraná, Brasil. Natural de Toledo – PR. Administradora (pela Unioeste Campus Marechal Cândido Rondon, 2016). Especialista em gestão de negócios em cooperativas (pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, 2018). Membro do grupo de pesquisa Contabilidade e Finanças (Unioeste Campus Cascavel).

Moacir Piffer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Campus Toledo, PR, Brasil

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) Campus Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.  Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista de produtividade em pesquisa da Fundação Araucária (PR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - mestrado e doutorado - da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus de Toledo. Pesquisador do CNPQ. Professor visitante da Escuela Venezolana de Planificación. Pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da UNIOESTE/Toledo.

Lucir Reinaldo Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Campus Toledo, PR, Brasil

Doutor em Geografia (2016), com especialização em Planejamento Urbano e Regional, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Campus Toledo (2005). Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2008). Professor Adjunto do colegiado de Ciências Econômicas na (UNIOESTE)/Campus de Toledo e Coordenador e Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus de Toledo. Pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) (www.ndrunioeste.com.br) e do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (GEPEC) pela UNIOESTE/Toledo e do Grupo de Pesquisa Modelação, Ordenamento e Planeamento Territorial (MOPT) do Centro de Estudos Geográficos (CEG) da Universidade de Lisboa (www.mopt.org.pt/).

Jandir Pauli, Atitus Educação - Atitus Campus Passo Fundo, RS, Brasil

Pós-doutorado em Sociologia Econômica (Université Paris IV-Sorbonne), Doutorado em Sociologia (UFRGS) com estágio doutoral na Université Paris IV-Sorbonne, Mestrado em Sociologia (UFRGS) e Graduação em Filosofia (UPF). Professor da Escola de Negócios da ATITUS Educação, com atividades na graduação, lato sensu e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração - PPGA. Como pesquisador, atua nos grupos de pesquisa CNPq: "Estudos Organizacionais Contemporâneos" (PPGA/ATITUS) e no "Grupo de Estudos em Redes Organizacionais, Sociais e Sustentabilidade" (PPGA/UEL).

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Publicado

2024-08-20

Como Citar

Christ, G. D., Piffer, M., Alves, L. R., & Pauli, J. (2024). Drivers e barreiras à implementação da Agenda 2030 em uma universidade estadual paranaense (Brasil): desenvolvimento regional e sustentável em perspectiva. Gestão & Regionalidade, 40(Especial), e20249366. https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20249366