Web 2.0 ou identidade 2.0: o papel das ferramentas Web 2.0 na construção da identidade dos jovens turcos
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol6n1.1077Palavras-chave:
Web 2.0, Identidade, Juventude, Interações Sociais, Redes SociaisResumo
Esta pesquisa se enquadra na área da Web 2.0 e sua relação com os jovens, procurando analisar o modo como são construídas e reconstruídas as identidades em interações sociais diárias nestes ambientes. O presente trabalho consiste em uma ampla gama de diferentes perspectivas, tais como estudos qualitativos e descritivos do que se passa nos ambientes Web 2.0. Foi empregado um desenho de pesquisa, realizado com 433 participantes a partir de investigação aleatória. O estudo mostra que as ferramentas Web 2.0 facilitam a interação, a troca de informações e a colaboração como recursos possíveis entre os jovens pela ascensão dos blogs, sites de redes sociais e wikis. Isso também afeta a troca de interações sociais entre os atores, de maneira que a construção da identidade desses mesmos atores se torna possível. Os participantes da pesquisa consideraram que estar em ambientes Web 2.0 é um estilo de vida (84,8%), e utilizar ferramentas da Web 2.0 é uma forma para se identificarem entre si (74,2%). Além disso, eles não fizeram distinção entre estar on-line ou off-line e revelaram não ter outra personalidade on-line (67,1%). Este tema está crescendo em tamanho, forma e complexidade, de modo que a necessidade de outros estudos é urgente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.