Web 2.0 ou identidade 2.0: o papel das ferramentas Web 2.0 na construção da identidade dos jovens turcos

Autores

  • Uður Batý Yeditepe University Faculty of Communication, Istanbul, Turkey
  • Bünyamin Atýcý Firat University Faculty of Education, Elazig, Turkey

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol6n1.1077

Palavras-chave:

Web 2.0, Identidade, Juventude, Interações Sociais, Redes Sociais

Resumo

Esta pesquisa se enquadra na área da Web 2.0 e sua relação com os jovens, procurando analisar o modo como são construídas e reconstruídas as identidades em interações sociais diárias nestes ambientes. O presente trabalho consiste em uma ampla gama de diferentes perspectivas, tais como estudos qualitativos e descritivos do que se passa nos ambientes Web 2.0. Foi empregado um desenho de pesquisa, realizado com 433 participantes a partir de investigação aleatória. O estudo mostra que as ferramentas Web 2.0 facilitam a interação, a troca de informações e a colaboração como recursos possíveis entre os jovens pela ascensão dos blogs, sites de redes sociais e wikis. Isso também afeta a troca de interações sociais entre os atores, de maneira que a construção da identidade desses mesmos atores se torna possível. Os participantes da pesquisa consideraram que estar em ambientes Web 2.0 é um estilo de vida (84,8%), e utilizar ferramentas da Web 2.0 é uma forma para se identificarem entre si (74,2%). Além disso, eles não fizeram distinção entre estar on-line ou off-line e revelaram não ter outra personalidade on-line (67,1%). Este tema está crescendo em tamanho, forma e complexidade, de modo que a necessidade de outros estudos é urgente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais