Using podcasting and blogging to create and share open educational resources Usando podcasting e blogs para criar e compartilhar recursos educacionais abertos

Autores

  • Mark McGuire

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol6n2.1240

Palavras-chave:

open educational resources, podcasting, envolvimento.

Resumo

Este artigo analisa uma iniciativa de ensino que envolveu a utilização de blogs e podcasts para
criar e compartilhar conhecimentos no Open Educational Resources (OER). Neste projeto, os alunos
produziram esses recursos como parte integrante de seus cursos, e os esforços foram feitos para que
pudessem ser utilizados pelos estudantes em outros cursos e pela comunidade em geral. Explica-se o
processo, os resultados são descritos, e reflete-se sobre a eficácia desta abordagem. Algumas das
barreiras que inibiam a colaboração efetiva são discutidas e destaca-se a necessidade de se permitir que
os alunos se concentrem em assuntos de sua própria escolha. Concluiu-se que é melhor utilizar este tipo
de recurso para promover a participação efetiva entre os “Open Students” e outros que possam criar e
fazer uso dos Open Educational Resources do que focar a questão nos recursos atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais