Using podcasting and blogging to create and share open educational resources Usando podcasting e blogs para criar e compartilhar recursos educacionais abertos
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol6n2.1240Palavras-chave:
open educational resources, podcasting, envolvimento.Resumo
Este artigo analisa uma iniciativa de ensino que envolveu a utilização de blogs e podcasts paracriar e compartilhar conhecimentos no Open Educational Resources (OER). Neste projeto, os alunos
produziram esses recursos como parte integrante de seus cursos, e os esforços foram feitos para que
pudessem ser utilizados pelos estudantes em outros cursos e pela comunidade em geral. Explica-se o
processo, os resultados são descritos, e reflete-se sobre a eficácia desta abordagem. Algumas das
barreiras que inibiam a colaboração efetiva são discutidas e destaca-se a necessidade de se permitir que
os alunos se concentrem em assuntos de sua própria escolha. Concluiu-se que é melhor utilizar este tipo
de recurso para promover a participação efetiva entre os “Open Students” e outros que possam criar e
fazer uso dos Open Educational Resources do que focar a questão nos recursos atuais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-07-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.