Laboratórios de Computação Avançada no Ensino Superior: Um Projeto com Enfoque Construcionista
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol7n1.1485Palavras-chave:
computação, laboratório de ensino, programação de computadores.Resumo
Esta comunicação pretende apresentar a iniciativa de construção de um Laboratório de Computação Científica, cuja finalidade é oferecer os meios necessários para que projetos de engenharia envolvendo modelagem matemática e simulações complexas sejam desenvolvidos em um ambiente acadêmico. Além dos aspectos tecnológicos, são também discutidas as dimensões discente e docente, e como estes atores envolver-se-ão nos estudos dos modelos numéricos e suas transcrições para códigos de programação de computadores. Considera-se ainda a utilização da tecnologia durante a formação de pessoal especializado é uma realidade e que isso requer transformações didáticas, disponibilidade dos equipamentos e empenho dos alunos e professores para o uso adequado desse novo meio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.