Uso de jogos casuais em celulares por idosos: um estudo de usabilidade
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol9n1.2746Palavras-chave:
Jogos casuais, Dispositivos móveis, Usabilidade, Idosos.Resumo
No mundo, a população de idosos tem aumentado expressivamente. Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografiae Estatística, em 2010, os idosos representavam 10,5% de toda a população brasileira, o correspondente a mais de20 milhões de pessoas. Com essa população de idosos, torna-se cada vez mais necessário oferecer opções de lazere aprendizagem contínua, voltados para eles. Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico sobre heurísticasde usabilidade para avaliar jogos casuais e jogos para dispositivos móveis, no contexto de usuários idosos. Tambémapresenta o resultado de uma avaliação de usabilidade de jogos casuais em smartphones, realizada com idosos de 60a 82 anos. Cada idoso que participou do teste utilizou cinco jogos casuais, instalados em um smartphone, e então respondeua questionários. O conteúdo dos questionários teve base no conjunto de heurísticas obtido por meio da análisee organização das diretrizes existentes na literatura, acrescido de outras diretrizes propostas pelos autores. O objetivodo estudo foi avaliar se o conjunto de heurísticas usado é válido para verificar a usabilidade de jogos casuais em dispositivosmóveis, com foco em idosos. Os resultados apontam a necessidade de ajustes na interface de jogos casuaisem dispositivos móveis, para serem utilizados por idosos bem, como a necessidade de explorar mais esse assunto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-05-13
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.