Um Módulo de Integração com Juízes On-line para Auxiliar Atividades de Programação

Autores

  • José Osvaldo Chaves LABSIM - PPgCC - UFERSA
  • Angélica Castro LABSIM - PPgCC - UFERSA
  • Rommel Lima LORDI - PPgCC
  • marcos Vinicius Lima LORDI - PPgCC
  • Karl Ferreira LORDI - PPgCC

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol9n1.2750

Palavras-chave:

Disciplinas de programação, Professor, Ensino, Moodle

Resumo

Disciplinas de programação exigem um grande envolvimento do professor que, muitas vezes, não consegue realizarum acompanhamento eficiente do aluno. A longa espera do aluno para tirar dúvidas ou para apresentar seus resultadossão elementos que podem contribuir para sua desmotivação. Devido à sobrecarga de atividades do professor, o usode ferramentas automatizadas de apoio ao acompanhamento se torna uma boa alternativa. Dessa maneira, visando acontribuir com a melhoria das condições de ensino e aprendizagem em disciplinas de programação, este artigo propõea automatização do processo de elaboração, submissão de atividades práticas de programação e de suas avaliações,com base em um processo semelhante ao adotado em maratonas de programação, apresentando um ambiente que,integrado ao Moodle, apoie o ensino de programação, tanto presencialmente como à distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Osvaldo Chaves, LABSIM - PPgCC - UFERSA

LABSIM - PPgCC - UFERSA

Angélica Castro, LABSIM - PPgCC - UFERSA

LABSIM - PPgCC - UFERSA

Rommel Lima, LORDI - PPgCC

LORDI - PPgCC

marcos Vinicius Lima, LORDI - PPgCC

LORDI - PPgCC

Karl Ferreira, LORDI - PPgCC

LORDI - PPgCC

Downloads

Publicado

2014-05-13

Edição

Seção

Artigos Originais