BPM: Gerenciando Processos de Negócios e Impactos Humanos

Autores

  • Alex Montanini USCS
  • Bruno Amalfi USCS
  • Claudinei Moretti USCS
  • Felipe Tonon USCS
  • Willians Monteiro USCS

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol4n1.298

Palavras-chave:

Gestão por Processos de Negócios, Sistemas Integrados de Gestão

Resumo

O objetivo deste artigo é discorrer sobre as principais características do Business Process Management (BPM) e sobre alguns aspectos humanos que afetam os processos de mudança nas organizações. Realizou-se uma revisão bibliográfica e uma análise de um caso prático. Na revisão bibliográfica, descreveram-se as definições e a conceituação relativa ao BPM e, na análise de caso, mostrou-se a aplicação prática dos diversos componentes da tecnologia BPM, operando de forma integrada na execução de trabalhos concretos do dia-a-dia de uma grande organização, e como os recursos envolvidos abstraem as metodologias do novo modelo proposto. Conclui-se que as empresas, apesar de encontrarem algumas dificuldades iniciais, aprovam a utilização do BPM nos processos.

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Publicado

2010-03-30

Edição

Seção

Artigos Originais