Análise e Inferência do Interesse através da Visualização Computacional
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol9n2.105Resumo
Este artigo mostra o resultado da análise de vídeos de alunos em interação com Ambientes de Educação a Distância, dotados de mecanismos de Visualização Computacional. A análise é realizada com o objetivo de perceber movimentos que indiquem o interesse dos alunos. Inicialmente são apresentados artefatos de software criados para obtenção das imagens. Em seguida, descreve um experimento no qual 31 alunos foram submetidos a um Objeto de Aprendizagem com capacidade de Visualização Computacional. As imagens dessa interação foram analisadas. A partir dessa análise, são destacados os Movimentos Corporais Gestuais e Posturais, pré-selecionados, a partir da bibliografia, que obtiveram os melhores resultados na inferência do interesse. Esses movimentos, chamados de Indicadores de Interesse, são apresentados no presente estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.