Uma Taxonomia para Softwares 3D Interativos
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol10n2.129Resumo
Jogos computacionais 3D, Realidade Virtual e Realidade Aumentada são softwares 3D interativos (S3DI) que têm sido desenvolvidos de maneiras diferentes. Entretanto, cada um destes tipos não tem uma metodologia de desenvolvimento de ampla aceitação, principalmente quando focadas para sistemas educacionais ou de trein amento. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de metodologia que seja aplicável a todos os S3DI com foco educacional ou treinamento. Para isso é realizada a extensão da Metodologia
Maiêutica (M2), que concebia softwares 3D educacionais. A extensão tem como base o estabelecimento de uma taxonomia para todos os S3DI, que será apresentada neste artigo. Uma taxonomia permite reconhecer as similaridades e diferenças entre os elementos que a constituem e, com base nestas características, pode-se orientar melhor o projetista de software para atender a requisitos específicos. Com a nova taxonomia na M2 é possível fazer a caracterização e diferenciação de todos os S3DI com vistas a auxiliar o processo de concepção e desenvolvimento do software gráfico 3D interativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.