Análise de Opinião em Redes Sociais Envolvendo a Temática do Meio-Ambiente

Autores

  • André Luiz Firmino Alves UFCG
  • Cláudio de Souza Baptista UFCG
  • Roberta Falcão de Cerqueira Paes Companhia Hidro Elétrica do São Francisco
  • Anderson Almeida Firmino UFCG
  • Luiz Henrique de Andrade UFCG

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol11n2.150

Resumo

A proliferação dos meios de comunicação na Web e a necessidade das empresas compreenderem os impactos de suas ações socioambientais junto à população afetada tornam necessária a adoção de um mecanismo automático para analisar as opiniões da população. Essa necessidade evidencia-se ainda mais no caso de empresas que tratam diretamente com alto risco ambiental. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é a aplicação de técnicas de análise de sentimentos em tweets relacionados à temática ambiental para auxiliar empresas do setor energético na análise dos impactos das ações empreendidas ao longo do tempo através das opiniões contidas nas mídias sociais. Neste trabalho, além de se utilizarem técnicas para classificação de sentimento nos tweets, um estudo utilizando os metadados contidos nos tweets (retweets, curtidas etc.) foi realizado com o propósito de identificar fatores não textuais que auxiliam na identificação de sentenças opinativas em tweets.

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Biografia do Autor

André Luiz Firmino Alves, UFCG

Laboratório de Sistemas de Informação, Departamento de Sistemas e Computação, Paraíba.

Cláudio de Souza Baptista, UFCG

Laboratório de Sistemas de Informação, Departamento de Sistemas e Computação, Paraíba

Anderson Almeida Firmino, UFCG

Laboratório de Sistemas de Informação, Departamento de Sistemas e Computação, Paraíba

Luiz Henrique de Andrade, UFCG

Laboratório de Sistemas de Informação, Departamento de Sistemas e Computação, Paraíba

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Publicado

2016-11-18

Edição

Seção

Artigos