Metodologia para Mineração de Dados em Fóruns do Moodle: um estudo de caso para Gestão Educacional
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol11n2.155Resumo
O uso de redes sociais para divulgação de notícias e monitoração de opinião tem sido estratégico como tomada de decisões para as mais diversas áreas do conhecimento. Contudo, devido ao grande volume de publicações e interações em redes sociais, a extração de conhecimento não é uma tarefa trivial para ser feita por um humano e, por isso, técnicas de mineração de dados vêm sendo largamente utilizadas para essa finalidade. Este trabalho utiliza fóruns de discussões da ferramenta de apoio de ensino Moodle, considerado neste trabalho como uma pseudo rede social, e propõe uma metodologia que envolve agrupamento de dados, processamento de textos e técnicas de visualização de dados para extrair conhecimento das publicações do Fórum. A metodologia apresentada e os indicadores gerados podem ser facilmente aplicados para qualquer tipo de uso do fórum do Moodle como, por exemplo, em análise de aprendizagem. Neste trabalho será estudado um caso para o monitoramento e medida de qualidade da gestão educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.