O uso das Múltiplas Representações Externas para Remediação de Erros em um Objeto de Aprendizagem para o Teorema de Pitágoras
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol10n1.117Resumo
O uso de conceitos presentes em Sistemas Tutores Inteligentes vem crescendo em objetos de aprendizagem (OA), em especial a remediação de erros. O destaque deste estudo vai além do uso de conceitos de STI e explora a eficiência
do uso das Múltiplas Representações Externas (MREs) na remediação de erros. Assim, o presente artigo apresenta o modelo arquitetural, os conceitos pertinentes à classificação de erros matemáticos e das Múltiplas Representações
Externas. Bem como a aplicação contextualizada de um experimento a partir do desenvolvimento do OA matemático para o aprendizado do Teorema de Pitágoras. Em seguida é apresentado a aplicação de um experimento com uso de
pré-teste e pós-teste, a fim de validar a eficiência do uso de Remediação de Erros matemáticos com o uso de MRE junto uma a escola da rede pública de ensino do estado do Paraná, em uma turma de 9º ano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.