Caracterização da Usabilidade dos Recursos de Privacidade do Facebook para Crianças e Adolescentes

Autores

  • Cristiana S. Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)
  • Glívia A. R. Barbosa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Ismael S. Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Tatiana S. Silva Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Fernando H. Mourão Universidade Federal de São João Del Rey

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol12n1.157

Resumo

As redes sociais estão sendo utilizadas por milhões de usuários, todos os dias, com a finalidade de conhecer pessoas, compartilhar informações, fotos, vídeos, bem como trocar mensagens. Junto com todos os potenciais benefícios que este tipo de ambiente pode oferecer aos seus usuários, há também preocupações sobre a privacidade dos usuários. Este trabalho buscou caracterizar, através de um estudo de caso no Facebook, como crianças e adolescentes lidam com os recursos de privacidade nas redes sociais online e se esses recursos estão adequados ao uso desse perfil de usuários. Os resultados indicaram que existem violações de usabilidade que limitam o uso das configurações, por parte desse grupo de usuário, que podem comprometer sua segurança e privacidade. Tais resultados são relevantes porque alertam para vulnerabilidade de crianças e adolescentes ao navegar em uma rede social.

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Biografia do Autor

Cristiana S. Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

Instituto de Ciências Exatas e Informática

Glívia A. R. Barbosa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Departamento de Computação

Ismael S. Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Departamento de Computação

Fernando H. Mourão, Universidade Federal de São João Del Rey

Departamento de Ciência da Computação

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Publicado

2016-11-18

Edição

Seção

Artigos