Abordagem utilizando o Design Science Research para o Desenvolvimento de Sistema Colaborativo Assistivo
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol12n1.163Resumo
Os avanços da tecnologia, bem como a crescente preocupação da sociedade com a inclusão social de pessoas com deficiências, têm motivado o desenvolvimento de ferramentas para apoiar pessoas com atrasos cognitivos. Este trabalho apresenta uma abordagem para apoiar a definição de artefatos de comunicação em smartphones para
um sistema colaborativo de monitoramento geográfico, possibilitando a comunicação do deficiente intelectual com seus cuidadores em deslocamentos cotidianos. A abordagem utiliza a metodologia de pesquisa Design Science Research (DSR). A pesquisa foi dividida
em dois ciclos de descoberta de conhecimento: ciclo de conhecimento do usuário e o ciclo de design dos artefatos. A abordagem inclui também o levantamento de requisitos, desenvolvimento dos artefatos e avaliação do sistema. Como resultado, destaca-se a geração do conhecimento científico proporcionado pela DSR. A abordagem também emprega as técnicas do desenvolvimento centrado no usuário e design participativo no desenvolvimento de um sistema colaborativo assistivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.