Usability Engineering of a Radiological Workstation for Mobile Devices: An Experience Report
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol12n2.176Resumo
Imagens médicas são comumente usadas para diagnosticar doenças, bem como para planejar tratamentos. Imagens digitais podem ser vistas quase em todos os tipos de dispositivos computacionais, desde que estes tenham telas. Atualmente, a maioria dos dispositivos usados para visualizar imagens digitais ainda são computadores do tipo Desktop. Apesar disto, o mundo que nos cerca esta a caminho de um ambiente mais móvel, portanto, os dispositivos móveis estão cada vez mais sendo incorporados dentro nos Picture Archiving and Communication Systems (PACS). Neste artigo, é descrita a engenharia de usabilidade de um novo visualizador de imagens médicas para IPads como ferramenta de telerradiologia para avaliação de tomografias, ultrassons, raios-x etc. Primeiramente, os requisitos foram levantados e foram criados uma série de protótipos e por fim, o desenvolvimento do aplicativo final. O experimento resultou em insights de como desenvolver um visualizador apropriado para o grupo de usuários-alvo. Nossos resultados sugerem que as condições de emergência encontradas em tomografias e ressonâncias podem ser diagnosticadas usando tablets com boa alinhamento com workstations PACS, de acordo com o ACR (American College of Radiology). Falhas e deficiências no design do aplicativo devem ser tratadas para que a teleradiologia móvel em tablets seja completamente estabelecida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.