Gaia Abstração Game: Um Jogo para Ensinar o Paradigma da Orientação a Objetos

Autores

  • Eder Diego de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Vanessa Tavares O. Barros Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Jacques D Brancher Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Rodolfo Miranda de Barros Universidade Estadual de Londrina (UEL).

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol12n2.178

Resumo

Com a chegada das novas tecnologias e das mudanças geradas por elas, viu-se a necessidade de entendê-las e utiliza-las como aliadas na busca de mecanismos que possam auxiliar tanto o aluno quando o professor no processo de ensino-aprendizagem. Diante deste cenário criou-se um jogo para auxiliar o
processo de ensino-aprendizagem de um dos conceitos mais importante da computação atual, o conceito da Orientação a Objetos. Este trabalho apresenta a criação do jogo Gaia Abstração Game como ferramenta que visa proporcionar a compreensão destes saberes, de maneira interativa e cooperativa. Está, pois,
fundamentado nas pesquisas de autores que abordam a importância dos jogos como mecanismo facilitador da aprendizagem. As principais contribuições deste trabalho são: destacar que o jogo pode ser fundamental no despertar do interesse do aluno; tornar as aulas dinâmicas e atrativas; fazer que os alunos acumulem conhecimento de forma lúdica e prazerosa; e criar um ambiente de cooperação mútua entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eder Diego de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Professor do CENTRO EDUCACIONAL MARISTA IR. ACÁCIO e Mestre em Ciência da Computação.

Downloads

Publicado

2017-04-17

Edição

Seção

Artigos