Gaia Abstração Game: Um Jogo para Ensinar o Paradigma da Orientação a Objetos

Autores

  • Eder Diego de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Vanessa Tavares O. Barros Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Jacques D Brancher Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Rodolfo Miranda de Barros Universidade Estadual de Londrina (UEL).

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol12n2.178

Resumo

Com a chegada das novas tecnologias e das mudanças geradas por elas, viu-se a necessidade de entendê-las e utiliza-las como aliadas na busca de mecanismos que possam auxiliar tanto o aluno quando o professor no processo de ensino-aprendizagem. Diante deste cenário criou-se um jogo para auxiliar o
processo de ensino-aprendizagem de um dos conceitos mais importante da computação atual, o conceito da Orientação a Objetos. Este trabalho apresenta a criação do jogo Gaia Abstração Game como ferramenta que visa proporcionar a compreensão destes saberes, de maneira interativa e cooperativa. Está, pois,
fundamentado nas pesquisas de autores que abordam a importância dos jogos como mecanismo facilitador da aprendizagem. As principais contribuições deste trabalho são: destacar que o jogo pode ser fundamental no despertar do interesse do aluno; tornar as aulas dinâmicas e atrativas; fazer que os alunos acumulem conhecimento de forma lúdica e prazerosa; e criar um ambiente de cooperação mútua entre eles.

Downloads

Biografia do Autor

Eder Diego de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Professor do CENTRO EDUCACIONAL MARISTA IR. ACÁCIO e Mestre em Ciência da Computação.

Downloads

Publicado

2017-04-17

Edição

Seção

Artigos