Objetos Educacionais e o Ensino de Química On-line: Questões Contemporâneas

Autores

  • Aldo Sena de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Natália Bruzamarello Caon Branco Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Thiago Henrique Döring Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Alex Luan Welter Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol12n2.181

Resumo

A expansão na utilização das ferramentas tecnológicas ocorreu concomitantemente ao aumento na oferta de cursos de graduação oferecidos na modalidade a distância. Neste contexto, observa-se uma (re)estruturação do trabalho docente. Entretanto, em alguns casos, professores argumentam que existe uma lacuna entre as ferramen-tas tecnológicas disponíveis e os ambientes de ensino. Propostas envolvendo o Ensino de Química na modalidade a distância são de extrema importância no cenário da educação brasileira. Neste sentido, objetiva-se a utilização de uma diversificação de atividades nos ambientes virtuais destes cursos (licenciatura em sua maioria que tenham conteúdos de química) que operacionalizem estratégias de significação dos conteúdos ementários, a partir do contato com diferentes ferramentas pedagógicas, tais como os objetos educacionais. A utilização de objetos edu-cacionais como recurso tecnológico para a prática educativa de Química favorece o aprendizado do aluno no sentido de propiciar novas vivências, interação diferenciada com conteúdos e possibilidade de reavaliação e teste de novas situações ou condições experimentais.

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Biografia do Autor

Aldo Sena de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Blumenau.

Natália Bruzamarello Caon Branco, Universidade Federal de Santa Catarina.

Departamento de Química.

Thiago Henrique Döring, Universidade Federal de Santa Catarina.

Departamento de Ciências Exatas e Educação.

Alex Luan Welter, Universidade Federal de Santa Catarina.

Departamento de Ciências Exatas e Educação.

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Publicado

2017-04-17

Edição

Seção

Artigos