Verificação da Adequação do Conteúdo Textual dos Serviços Web Públicos Brasileiros para Usuários com Baixo Letramento

Eliane Pinheiro Capra, Simone Bacellar Leal Ferreira, Bruno Augusto Torres, Carolina Christina do Sacramento Nardi

Resumo


A popularização da internet propiciou o acesso a diferentes sistemas por meio de diferentes dispositivos. No Brasil, há leis que garantem o acesso à informação por qualquer usuário, independente de suas limitações. Além disso, tem-se investido no acesso aos portais das instituições públicas, visando garantir o acesso por diferentes grupos de usuários, como os analfabetos funcionais. O presente artigo tem como objetivo verificar a adequação do conteúdo informacional dos serviços disponibilizados nos portais de instituições públicas para analfabetos funcionais, de forma a identificar possíveis melhorias no acesso à informação, com apoio de uma ferramenta de análise textual. Para isso, foram analisados textos de 26 serviços web disponíveis num portal público com uma ferramenta que avalia a coesão, coerência e dificuldade dos textos, além da aplicação de uma fórmula de inteligibilidade. Os resultados mostraram que o conteúdo de todos os serviços avaliados não está acessível para analfabetos funcionais.

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DOI: https://doi.org/10.13037/ria.vol13n2.199

Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC

 

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