Aprendizagem Cooperativa: Ferramenta Educacional no Ensino de Lógica de Programação

Autores

  • Brena Kelly Sousa Lima Universidade Federal do Ceará
  • Victória Tomé Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Márcio Alburquerque Almeida Universidade Federal do Ceará
  • Magdiel Campelo Alves de Sousa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol14n2.227

Resumo

A robótica educacional é uma ferramenta que vem sendo utilizada para criar um ambiente de aprendizado, baseado no modelo de aprendizagem cooperativa. Este trabalho mostra a utilização do kit de robótica Lego® Mindstorms® NXT 2.0, como metodologia de ensino em lógica de programação, sendo aplicada aos alunos iniciantes do curso de Engenharia de Computação. O objetivo do projeto foi promover o aprendizado e o compartilhamento de conhecimento através de grupos de estudantes de engenharia, tornando possível a consolidação dos conteúdos de lógica de programação vistos em sala de aula. A ideia principal é fazer com que os alunos desenvolvam seus métodos, conceitos e estratégias, oferecendo a oportunidade de uma experiência concreta e colaborativa. Nesse modelo, os alunos em conjunto, passam a ser construtores de resoluções de problemas práticos envolvendo a lógica de programação desenvolvendo a capacidade para descobrir, experimentar e aprender interagindo. Neste trabalho, serão apresentados alguns exemplos práticos realizados em sala de aula, bem como a metodologia para o desenvolvimento de acordo com os fundamentos da aprendizagem cooperativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-10

Edição

Seção

Artigos