Proposta de Modelagem de uma Operação Portuária Modelada como um Problema de Alocação de Buffers
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol13n1.166Resumo
O presente estudo tem como escopo apresentar uma modelagem para a operação portuária de um terminal de contêineres, com intuito de subsidiar os tomadores de decisão quanto a melhor utilização dos recursos disponíveis. Analogamente a um sistema de manufatura, que pode ser modelado por redes de filas, a operação portuária pode ser vista como uma rede de filas com alocação de buffers, formada por sistemas de filas conectadas entre si, em que os usuários se movem entre as filas para receber algum tipo específico de serviço. A meta principal do trabalho é formular um modelo de análise do processo de uma operação portuária, que servirá como ferramenta de apoio à decisão, utilizando um terminal de contêineres da cidade do Rio Grande como base de estudos. Espera-se ao final do estudo a obtenção de um modelo amplo que descreva o processo de uma operação portuária levando em consideração suas particularidades, e, a partir da análise de desempenho da rede em conjunto com técnicas heurísticas, obter uma coleção de soluções visando contribuir com a redução de incerteza e melhor adequação aos processos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.