Proposição de um Modelo Híbrido para a Predição do Tempo de Vida de Baterias utilizadas em Dispositivos Móveis
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol13n1.167Resumo
Neste artigo é apresentada uma proposição de modelo híbrido para a predição do tempo de vida de baterias utilizadas em dispositivos móveis, formado pela união do modelo analítico Lei de Peukert Estendida e do modelo elétrico Para Predizer Runtime e Características V-I de uma bateria. Após, o modelo híbrido proposto é implementado e validado através da comparação entre os resultados simulados pelo modelo e os dados experimentais de baterias de Lítio Íon Polímero (Li-Po), obtidos de uma plataforma de testes. A partir da análise dos resultados é verificado que o modelo híbrido proposto obteve um bom desempenho, quando comparado a outros modelos híbridos da literatura técnica, apresentando um erro médio de 1,07% considerando descargas constantes e 1,97% considerando descargas Variáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.