Extração de informação em bases de dados abertas governamentais através de uma abordagem de mineração descritiva empregando a ferramenta R
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol14n1.201Resumo
O processo de extração de conhecimento de grandes bases de dados envolve diversas técnicas. Cada uma delas é apropriada para um tipo de problema e a análise dos métodos utilizados inclui peculiaridades dos dados e a experiência do analista. Neste contexto, dados abertos governamentais tornam-se essenciais para análise dos diversos componentes presentes no cotidiano populacional de um país, como educação, crescimento econômico e política.Este artigo aborda a criação de uma metodologia de mineração de dados utilizando a linguagem R como ferramenta, buscando verificar seu potencial neste contexto.
Os estudos de casos apresentados utilizam o conjunto de dados Enem 2013, provido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), e os Dados das Teses e Dissertações da Pós-Graduação 2012, disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da Capes, ambos enquadrados na Lei de Acesso à Informação.
Os resultados alcançados demonstram a viabilidade de aplicação da abordagem proposta na construção de aplicativos, tornando possível a difusão de conhecimento em diversas áreas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-05-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.