Metodologia de ensino moderna orientada a projetos: modelo colaborativo de aprendizagem aplicado à disciplina de Eletrônica Digital

Francisco Thales Rocha Sousa, Francisco Mauro Falcão Matias Filho, Abner Sousa Nascimento, Maria Raquel Lopes de Couto, Fábio Lúcio de Almeida Sousa Júnior, Jermana Lopes de Moraes

Resumo


É comum que a abordagem de ensino em Engenharia seja pautada sobre modelos de educação tradicionalistas, nos quais aos alunos é atribuído o papel de memorizar definições e aplicar fórmulas em contextos abstratos. Contudo, tais metodologias abstêm-se do caráter empírico decorrente das aplicações de tais conhecimentos. Nesse contexto, estratégias pedagógicas que enfatizem aplicações práticas tem sido amplamente pesquisadas. O presente artigo avalia o impacto que o desenvolvimento de protótipos de sistemas reais provoca tanto na condução da disciplina de Eletrônica Digital, quanto na percepção que os discentes tem de seu desempenho acadêmico nos cursos de Graduação em Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica da UFC Campus Sobral.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13037/ria.vol14n1.222

Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC

 

Indexadores que a RIA faz parte: