Metodologia de ensino moderna orientada a projetos: modelo colaborativo de aprendizagem aplicado à disciplina de Eletrônica Digital

Autores

  • Francisco Thales Rocha Sousa Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Mauro Falcão Matias Filho Universidade Federal do Ceará
  • Abner Sousa Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Maria Raquel Lopes de Couto Universidade Federal do Ceará
  • Fábio Lúcio de Almeida Sousa Júnior Universidade Federal do Ceará
  • Jermana Lopes de Moraes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol14n1.222

Resumo

É comum que a abordagem de ensino em Engenharia seja pautada sobre modelos de educação tradicionalistas, nos quais aos alunos é atribuído o papel de memorizar definições e aplicar fórmulas em contextos abstratos. Contudo, tais metodologias abstêm-se do caráter empírico decorrente das aplicações de tais conhecimentos. Nesse contexto, estratégias pedagógicas que enfatizem aplicações práticas tem sido amplamente pesquisadas. O presente artigo avalia o impacto que o desenvolvimento de protótipos de sistemas reais provoca tanto na condução da disciplina de Eletrônica Digital, quanto na percepção que os discentes tem de seu desempenho acadêmico nos cursos de Graduação em Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica da UFC Campus Sobral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Edição

Seção

Artigos