Pequenos Produtores na Era da Internet das Coisas: Um Sistema para Automação e Controle de uma Chocadeira de Baixo Custo

Autores

  • Ricardo Tombesi Macedo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol15n1.6989

Resumo

Nos dias atuais, o advento da Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things - IoT) têm vislumbrado que diferentes objetos (coisas) sejam equipados com interfaces de comunicação sem fio para proporcionar o desenvolvimento de serviços inovadores capazes aprimorar diferentes setores produtivos. Entretanto, os pequenos produtores desempenham um papel estratégico para o setor produção de carne de frango no cenário nacional e eles geralmente dependem de chocadeiras que operam por meio de diversos processos manuais para produzir seu plantel. Este artigo propõe um sistema de automação e controle de uma chocadeira de baixo custo para que pequenos produtores usufruam dos benefícios da IoT.} O trabalho herda os benefícios dos trabalhos existentes para construir uma chocadeira comercial de baixo custo, mas possui um diferencial ao automatizar os processos manuais e proporcionar um sistema de monitoramento, visualização e controle da chocadeira por meio de um dispositivo móvel. Dois experimentos reais foram conduzidos ao implantar o sistema proposto considerando diferentes parâmetros de configuração. Os resultados obtidos mostram a eficiência do sistema proposto ao proporcionar taxas de eclosão de ovos de até 81,25%. Como trabalhos futuros espera-se realizar a transferência tecnológica deste sistema para comunidades agrícolas por meio de capacitações que os ensinem a usar o sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Tombesi Macedo, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). É Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Engenharia da Produção pela UFSM e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) na Universidade de La Rochelle - França. Seus interesses de pesquisa consistem em redes sem fio, redes veiculares, gerenciamento de identidades e redes definidas por software.

Downloads

Publicado

2020-06-15

Edição

Seção

Artigos