LABORATÓRIOS VIRTUAIS E AMBIENTES COLABORATIVOS VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM APLICADOS NA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE RADIOFARMÁCIA.

Autores

  • Roberto Correia de Melo
  • João Alberto Osso Jr
  • Carlos Henrique Veríssimo Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol5n2.992

Palavras-chave:

Laboratórios Virtuais, Ambientes Colaborativos Virtuais, Inteligências Múltiplas, Mindful Learning, Radiofarmácia, Simulação, Cognição, Aprendizagem Colaborativa, Realidade Virtual

Resumo

A utilização de ambientes colaborativos virtuais (CVE, do acrônimo em inglês) juntamente com o uso de laboratórios virtuais (LV) tende a reforçar os efeitos positivos de atividades de capacitação que os utilizam, seja como meio de comunicação, ensino ou de aprendizagem. Ambientes integrados LV/CVE podem ser utilizados em todos os níveis do ensino formal (fundamental, médio e superior) e têm condições de tornarem-se um elemento-chave para complementar (ou substituir, nesse caso, provisoriamente) laboratórios reais de diferentes disciplinas de areas de ciências exatas, humanas ou saúde. O tema LV/CVE é multidisciplinar, envolve elementos do processo de informação, fatores das tecnologias da informação e comunicação (TIC), ambientes colaborativos virtuais, laboratórios virtuais, simulações, cognição, e-learning e realidade virtual (RV). E é um tema cujo tratamento teórico necessita especialmente da compreensão e aplicação de princípios de teorias cognitivas, dentre as quais selecionamos duas das mais relevantes mundialmente: inteligências múltiplas, de Gardner, e mindful learning, de Langer. Em artigo anterior, realizamos uma introdução geral ao tema LV/CVE e neste aprofundamos características dos mesmos, exemplificando-as por meio de um protótipo de LV/CVE voltado para a area de radiofarmácia, concebido a partir das características do ambiente do Projeto europeu VirRAD. As características e funcionalidades mencionadas para esse protótipo, no entanto, podem ser úteis para LV/CVEs em geral, de qualquer área de conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais