OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA SOCIEDADE EMPRESARIAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol5n2.994Palavras-chave:
Gestão Estratégica da Informação, Inteligência Competitiva, Tecnologia da InformaçãoResumo
Com a globalização veio o aumento da concorrência e a necessidade das empresas se adaptarem a uma nova realidade. Nesse novo contexto o principal ativo das organizações é a informação, a qual se tornou a principal fonte de competitividade, assumindo um grande valor estratégico. O gerenciamento estratégico eficaz dos fluxos de informação, através de uma sistemática pré-definida, é essencial para sua sobrevivência. Aliado a esse gerenciamento das informações, as organizações usam um processo chamado Inteligência Competitiva (IC), o qual é responsável pelo monitoramento do ambiente externo da organização, coletando e processando as informações relevantes para suportar o processo de tomada de decisão, onde será definida, pela alta gestão, a estratégia de atuação da empresa no mercado no qual atua. O processo de IC possui varias metodologias para sua aplicação, onde o modelo denominado “Inteligência Tecnológica” possui uma metodologia com fases bem definidas, apresentando como produto do processo de IC a informação transformada em conhecimento que ira gerar inteligência para a tomada de decisão. Nesse modelo as fases do processo de IC são apoiadas pelas “Tecnologias da Informação (TI)”, as quais melhoram a produtividade e qualidade das informações geradas pelo processo de IC.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.