Reflexões Teóricas Sobre o Comportamento Infocomunicacional de Utilizadores das Redes Sociais na Internet Theoretical Reflections of Users’ Info-communicational Behaviors on Social Networks in Internet
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol7n2.1667Keywords:
comportamento informacional, literacia informacional, traços de personalidade, redes sociais na Internet.Abstract
As Redes Sociais na Internet (RSI) têm-se destacado como espaço infocomunicacional, confirmando as mudanças sociais potencializadas pelas redes telemáticas e pelo acesso móvel a conteúdos, conforme indicado pelos principais teóricos da contemporaneidade. Nos estudos de utilizadores em Ciência da Informação (CI), no contexto da Web 2.0, é necessária uma abordagem cognitiva e social. Deste modo, a proposta deste artigo é explorar as premissas teóricas da tríade Literacia Informacional (LI), Avaliação de Potencial e Perfil (APP) e RSI. Também é foco do artigo refletir sobre as RSI em relação à Convergência nos Media, tendo por base os conceitos de Jenkins sobre a Cultura de Convergência nos Media para contribuir para futuras pesquisas da influência de traços de personalidade no comportamento informacional de utilizadores das RSI. A metodologia concentrou-se num estudo exploratório e de revisão da literatura. A partir dos paradigmas tecnológicos de Castells, pós-custodial e das abordagens emergentes da Cognição Situada e do Construcionismo Social, foi possível identificar trabalhos relacionados com a temática e realizar uma proposta de convergência entre os estudos em desenvolvimento.Trata-se de um estudo exploratório, portanto, de carácter teórico, que agrega alguns dados sobre o acesso à Internet no Brasil e em Portugal. No contexto das RSI, surgem as primeiras questões de pesquisa: as 20 dimensões da APP relacionam-se com as competências informacionais? Os resultados fornecidos por esta pesquisa teórica servirão de apoio para a construção de um projecto de pesquisa doutoral na área de CI.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.