Desafios das Interfaces Gestuais para a Aprendizagem de Pessoas com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

Authors

  • Leonardo Ramon Nunes de Sousa Universidade Federal do Piauí; Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
  • Ismar Frango Silveira Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol11n2.156

Abstract

Ferramentas computacionais que se utilizam de interfaces gestuais podem ajudar as pessoas com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) como um recurso para melhoria de sua aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo discutir os desafios de pesquisa relacionados ao desenvolvimento de aplicativos touchless para a Educação Especial, juntamente com questionamentos sobre o desenho da interface, acessibilidade, criação de diretrizes, impacto financeiro e aspectos cognitivos a serem mobilizados, almejando-se um aluno com igualdade de condições de aprendizagem quer em contextos de aprendizagem colaborativa ou individualizada por meio de TecnologiasAssistivas.Ferramentas computacionais que se utilizam de interfaces gestuais podem ajudaras pessoas com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) como umrecurso para melhoria de sua aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo discutiros desafios de pesquisa relacionados ao desenvolvimento de aplicativos touchless paraa Educação Especial, juntamente com questionamentos sobre o desenho da interface,acessibilidade, criação de diretrizes, impacto financeiro e aspectos cognitivos a seremmobilizados, almejando-se um aluno com igualdade de condições de aprendizagem querem contextos de aprendizagem colaborativa ou individualizada por meio de TecnologiasAssistivas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo Ramon Nunes de Sousa, Universidade Federal do Piauí; Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD); Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Ismar Frango Silveira, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC)

Published

2016-11-18

Issue

Section

Artigos